11/10/2006

Do Anônimo.

Crime maior foi o segundo comentário do texto anterior. Não que fosse algo que eu já não soubesse, mas eu estava tentando não pensar no assunto, e agora eu vou ficar lembrando a minha própria mediocridade por semanas. Seria até bom se eu soubesse um jeito de mudar e ficar bom logo, mas eu não creio muito mais na prática como eu cria antes. Então eu só posso dizer é...

A segunda parte do crime é ter me tocado. Eu já sabia, já imaginava, até talvez outras pessoas tivessem me dito. Mas agora foi de tirar o sono, de tirar o estômago, de andar na rua pensando, de ler pensando, de trabalhar pensando. O fato é que eu já sabia, mas ainda não sabia que sabia. E agora eu sei. E digo é...

A terceira e mais cruel parte é eu não saber quem disse isso. Estou acostumado com o anônimo covarde, que quer ofender, que tem medo de mostrar o rosto mas não tem o que dizer de fato. Mas me desconserta o anônimo com quem eu concordo, que pensa exatamente o que eu penso e que precisou se esconder pra dizer o que até agora poucos amigos tiveram coragem de me dizer. Só posso responder é...

Mas a coisa mais criminosa mesmo é eu não poder ir atrás e conversar, dialogar. Não me importa o fato de não saber quem é, mas da interação comprometida, exdrúxula, pela metade. Tudo o que eu posso fazer é suspirar um profundo e reticente é...

(a melhor idéia deste post foi roubada do Sartorato, pessoa da qual eu discordo alguma vezes, mas nunca no essencial)

22 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bom, o que posso dizer é que existem as critícas construtivas e as não-construtivas. Acho que vc não deve se importar com essa última. Acontece sempre. Sempre há pessoas que tentam acabar com a sua auto-estima. Faz parte.
Seu blog é ótimo.
Continue escrevendo, bjs.

6:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho que essa última foi construtiva.

3:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

mas eu acho...

7:46 AM  
Blogger Emil said...

Ah, mas se a pessoa volta como anônimo, mesmo eu pedindo pelamordedeus, então só dá pra fazer uma coisa, né?

8:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

C'mon, man. I'm another anonymous, not the one from the last post. But the same one from this post. What can I say, I have no choice but to hide. Get what i mean?

7:00 PM  
Blogger Emil said...

\o/

4:57 AM  
Blogger Karina said...

Ah, que é isso, Emil?
Vai saber se o anônimo não adora micaretas, não escuta Inimigos da HP, não lê Paulo Coelho?!
Eu também pensaria na crítica, mas não tanto. Seria preciso uma amostra da genialidade do anônimo pra você se sentir realmente diminuido. Do contrário, essa inquietação é a mesma que sentirá até o final da sua vida! Certo?

12:37 PM  
Blogger Emil said...

Na verdade, não. O que me tocou mesmo, e que eu já sabia faz tempo, é que eu sou aquém do que pretendo.

4:51 PM  
Blogger Babuíno Sagrado said...

Somos até onde a imaginação alcança.

7:03 AM  
Blogger Karina said...

E você vai algum dia alcançar o que pretende?

7:22 AM  
Blogger Babuíno Sagrado said...

Acho que não.

6:42 PM  
Blogger Lara Spagnol said...

eu acho que faz sentido o seu desconcerto sim, emil. porque ainda que o anônimo vá no show do chiclete com banana, a opinião dele, como vc disse, tá de acordo com a sua.
eu não compartilho o que vocês dois pensam; cê sabe que eu te acho muito bom. mas aceitar o que dizem sobre a gente se aquilo ali não tá em conforme com a nossa própria opinião é tão difícil que a gente acaba deixando prá lá, desconsiderando.
eu te diria o seguinte: se vc acha que não se escreve pro zoto, lapide até ficar do jeito que é bom prá vc. é claro que cê dá jeito.
então, um beijo.

6:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

uai, mas ninguém entendeu o q vc escreveu?
só eu?

ou eu não entendi?
xi...

7:03 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olha, eu sou o anônimo da outra vez. Vi que seus amigos vieram todos te defender com o mesmo discurso pronto de sempre: "não liga não, você é um gênio". "Estão querendo acabar com a sua auto-estima". "Ela deve gostar de Paulo Coellho para dizer isso". etc. Nota-se que eles são piores que você. Conselho: afaste-se dos medíocres, porque eles sempre vão dizer que você é maravilhoso (pros padrões deles deve ser) e isso não te estimulará a crescer.
Eu queria entender por que as pessoas hojem em dia têm que ser TAO pretensiosas. O problema não está em você. Mas na internet todo mundo acha que é superstar, modelo, músico, escritor. Sabe? Tocar 2 acordes, escrever sem erros de concordância (como se não fosse obrigação), mandar ver no photoshop nas fotos - tudo isso parece ser suficiente pras pessoas agirem como músicos proeminentes, escritores de verdade e Giseles Bundchens da vida. É natural que quem leia/veja/ouça essas coisas exija mais. Claro. Porque vc vê que ali existe um desejo de ser o que ainda não se é, e com amigos intelectualmente meia-boca batendo palmas pra tudo fica difícil não seguir nessa "vereda".

Em resumo. Seus textos não são grandes coisas porque seu estilo não é natural. Vc conhece a norma culta mas não tem muito pra dizer, é prolixo (penera o palavrório pra ver o que fica de bom ou novo - nada) e quer impressionar com as construçoes e escolha vocabular.

Não colou. Prefiro um povo por aí de escrita mais simplinha e sacadas inteligentes, bem humoradas, reflexos de uma observaçao única de mundo.

1:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

(só pra terminar)

não se preocupe por ser medíocre. andres takedas ganham dinheiro, fama, admiradpras etc só vendendo textos ruinzinhos.

1:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

uhauhauahuhauahua.
po, num e q o anonimo escreve bem?

adoro. avante o barraco!

6:17 AM  
Blogger Emil said...

Anônimo querido:

Vômito pra você.

Se um dia tiver com saco, explico direitinho tintim por tintim. Mas hoje não. Então vômito.

6:21 AM  
Blogger Babuíno Sagrado said...

Se duvidar é o próprio emil assumindo uma dupla personalidade e se criticando aqui. Mas só se duvidar...

Anônimo, sem querer tomar o partido do emil... Mas tudo isso que você disse não foi baseado no seu gosto pessoal? Assim a crítica não tem muito valor.

7:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

Viu? Eu tinha dito que o anônimo foi construtivo desde o começo. E escreve bem mesmo, comenta no meu blog também? O Emil sabe onde fica.

Mas numa coisa há que se criticar meu 'parceiro': a crítica apócrifa não vale picas (já dizia o velho Schop). Assina teu nominho aí, quem sabe até com um link pra um blog seu, e aí eu poderia saber o quanto eu posso levar em conta sua opinião.

No mais, cheers! Barraco é sempre uma beleza!

Anônimo # 2

10:15 AM  
Blogger Emil said...

Anônimo número um:

Eu ia barracar isso daqui, mas resolvi respirar fundo e explicar direitinho: Eu te tratei bem, com cafézinho e post dedicado a você. Não tem muita gente que merece isso não. Mas, como eu acho que conheço você e sei quem é, e se for mesmo quem eu estou pensando, eu não ligo e acho muito bom, finalmente cê teve coragem de me dizer. Então, seja homem e faz o que um homem tem que fazer: bota a cara e o nome aí.

Senão, o chão já tá cheio de vômito mesmo, a gente pode ficar chafurdando nele.

6:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pois limpemos o chão para outro baile, por favor.
Que isso já não tem pra onde ir e a anônima deve escrever pra Veja!

6:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

É mulher?

9:15 AM  

Postar um comentário

<< Home